Arrependimento

blog-senhorita-deise-frutos-dignos

Mantenho o hábito de ler a Bíblia todas as noites antes de ir dormir. E, há um versículo que tomou conta dos meus pensamentos, e gerou essa reflexão que quero muito compartilhar com vocês hoje.

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; — Mateus 3:8

Essa fala é de João Batista. Ele estava se dirigindo aos fariseus e saduceus — grupos de pessoas conhecidas na Bíblia, por serem considerados extremamente religiosos, ou falando de uma maneira mais informal, aqueles que se “achavam donos da verdade”, ostentavam conhecimento, enfim, os famosos “condenadores”, que foram observar o batismo que João estava realizando, certamente com um “ar de superioridade” e com uma vontade enorme de sair comentando.

Muitas pessoas confundem o real sentido da palavra arrependimento. Arrependimento não é remorso. Produzir frutos dignos de arrependimento, significa mostrar em suas atitudes, a sua intenção de mudar e não repetir o tal ato — seja ele conhecido por todos ao seu redor, ou não.

arrependimento
substantivo masculino
  1. pesar ou lamentação pelo mal cometido; compunção, contrição.
    2.
    negação ou desistência de algo feito ou pensado em tempos passados.
    3.
    rel no judaísmo e no cristianismo, ato central da virtude religiosa que consiste em um sentimento de rejeição sincera, por parte do pecador, ao seu comportamento pregresso, e que resulta na intenção de um retorno contrito à lei moral.
                                                                                                                             — Google

Produzir frutos:

É algo que você emprega a sua força e seu tempo. Esforço. Você planta, rega, poda – não há como “fugir” desse processo, não acontece do dia para a noite. É algo constante, frutos são consequência dessas ações descritas anteriormente, frutos são notórios.

Torna-se vantagem para quem pode colher desses frutos… eles são doces, a pessoa tira proveito deles, e, levando isso para o contexto da vida, ela se transforma para melhor, sai o peso, a consumição, tudo fica mais leve.

O fruto possui uma estrutura, a forma amadurecida, produz sementes, ou seja, você se arrependeu? Isso é provado em suas atitudes, existe uma conversão – mudança de caminho.

É fato: todo ser humano erra. Não importa o grau do erro, não importa se as pessoas te julgam mais ou menos por isso. Sempre iremos errar, porque infelizmente faz parte da natureza humana. Nem sempre de forma intencional, mas iremos errar. Errar com as pessoas mais próximas, errar com algumas outras que, talvez nem iremos mais encontrar. Iremos errar nas nossas escolhas pessoais… a gama e as probabilidades são enormes.

O que nos torna aptos a levantar e mudar essa “condição de errantes”, é o arrependimento sincero que produz frutos, a atração pelo pecado precisa morrer, a vontade não pode mais estar ali, cair em tentação não pode virar hábito, se arrepender de fato e produzir frutos, significa matar a “velha criatura”.

Mas lembre-se “a tentação só se torna pecado quando você se entrega” (Rick Warren). O que você tem produzido? O que você tem alimentado? O que te salva de si mesmo, não é a religiosidade… ou seja, o que João Batista quis dizer a eles, era que eles precisavam “tomar jeito” o mais rápido possível. Títulos, posses, cargos não salvam ninguém.

Quem se arrepende de verdade, quebra o orgulho, quebra a “presunção”, quebra a religiosidade, e se torna digno, puro, diferente, escolhe ver o melhor nas pessoas.

Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Mateus 7:17-20

Qual tipo de fruto você está oferecendo?

6053b61a345645df58ac47a5db1dc64b

4 respostas para ‘Arrependimento

Deixe um comentário