Como organizar suas finanças

2018 começou diferente, e sabe, eu estou gostando muito disso. Novas experiências, novos lugares, novas pessoas… e tudo isso traz um jeito novo de pensar também. Este ano, desejo alcançar as metas que eu tanto sonhei, mas que ainda não consegui por algum motivo… e, todos sabemos que disciplina, determinação e organização precisam estar envolvidos nesse processo.

blog-senhorita-deise-como-organizar-suas-finanças

Vamos falar de dinheiro!

Não podemos fazer dele o nosso senhor, não podemos deixar o nosso coração se apegar a ele, muito menos viver apenas por ele, mas devemos considerar esse assunto importante. Como uma pessoa que defende o equilíbrio em todas as áreas da vida, na área financeira, não poderia ser diferente.

Nunca fui de gastar muito, pelo contrário, eu até penso demais antes de dar algum passo relacionado a isso… salvo quando é alguma data especial, ou quando surge aquela emergência, mas este ano, eu quero fazer melhor em relação a esse assunto, e pensando nisto, quis compartilhar com vocês, o meu planejamento orçamentário para 2018!

Planejamento

Estava conversando com uma amiga, e ela me contou algo super legal que acabou até inspirando essa postagem. Ela imprimiu um calendário, e fez tipo um planner e, nele, ela colocou os planos, os projetos… tudo que ela já estava idealizando para a vida dela, pelo menos já nesse mês de janeiro. E, por que não fazer isso com as suas finanças?

É muito bom planejar, imaginar, pensar os detalhes sobre como seria, sobre como deve ser a curto ou longo prazo. Sei que vocês já viram aquelas wishlists por aí, por quê não fazer a sua, porém, com toda vontade e empenho para que elas se materializem?

blog-senhorita-deise-como-organizar-suas-finanças-(2)

Execução

Executar é colocar algo em prática. Então nessa fase, em prol dos seus objetivos planejados, você terá que combater alguns tipos de comportamentos que te atrapalham a chegar onde você quer. Então nessa fase, você precisa identificar aqueles hábitos, impulsos, aquele lado emocional que pode interferir. Falamos aqui de DECISÕES.

Controle

É importante ter o seu orçamento em seu campo visual. Muitas pessoas costumam fazer a contabilidade delas “na cabeça” — e isso honestamente, não ajuda. É preciso aprender a fazer um tipo de controle que funcione! Um controle que te faça comparar.

Colocar o valor pago, o tipo de transação (forma de pagamento, se foi em dinheiro ou cartão, especificar as parcelas…) o produto, a frequência… tudo que for considerado importante, consultar sempre e projetar para o mês seguinte. Ver o que foi necessário, ver se dá para economizar um pouco, o que dá para investir no lazer….

Em resumo: planeje, execute e controle. Tenha uma planilha, consulte-a, faça comparativos, organize seus pensamentos, defina suas prioridades e construa hábitos que te levem mais longe, que te levem a construir coisas que você vá ter orgulho no futuro!

Um dia desses, mostro a vocês meu trabalho no bullet journal 🙂 Espero que vocês tenham gostado, não se esqueçam de me contar o se vocês já fazem algo pela vida financeira de vocês, se vocês pensam nisso, se vale a pena pensar, se as dicas foram boas… contem experiências, dividam comigo suas dúvidas, sugestões… é sempre um prazer respondê-los!

Um grande beijo da Senhorita Deise

margarida desenho-Transp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s