Benignidade

(…) convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. — Joel 2:13

A natureza humana costuma reagir mal, e de maneira rápida, as ações hostis que sofre, a partir de outros seres humanos. Alguns constantemente xingam, brigam, demonstram que não gostaram de tal coisa, situação, opinião, e existem também aqueles casos mais perigosos — os que guardam esses tipos de sentimento no coração.

blog-senhorita-deise-benignidade
Fazendo a minha caminhada diária para o trabalho, encontrei essa bela forma de arte. Gotas de chuva, flores, folhas, tronco, espinhos. Pensando bem, essa foto se encaixa perfeitamente com o tema apresentado hoje né? 🙂 Ainda bem que escolhi parar para registrar essa imagem, mesmo na correria. 

Vocês devem saber o que acontece quando qualquer tipo de lixo fica acumulado: o primeiro passo é cheirar mal, depois, é apodrecer, aparecem parasitas dos piores e por aí vai… o que você acha que vai acontecer com você, se existir qualquer traço de mágoa, rancor, ódio?

Sim, somos todos humanos, completamente falhos, ninguém está livre de ferir alguém, ou de ser ferido, mas a escolha de como enxergar “esse problema”, faz toda a diferença na vida.

Perdão, é uma palavra pequena, uma palavra linda e grande em seu significado, mas muitas vezes difícil de ser dita ou praticada.

Volto a dizer, que os dias atuais estão cheios de gatilhos, que provocam essas ocorrências: alguém que te destrata, que te despreza, que te humilha. Alguém que se demonstra ser ingrato, incoerente, irresponsável… alguém que de alguma forma, seja em pequenos ou grandes incidentes, te fazem ficar extremamente chateado, com vontade de sair esbravejando por aí, chorando, ou querendo devolver na mesma moeda.

Mas veja só, que forte é esse versículo que abre esse texto: se a nossa natureza é falha, a natureza de Deus é benigna.

E, o que quer dizer ser benigno?

Ser benigno é ser piedoso, compreensivo, misericordioso. Deus é perfeito, e Ele é bom. Deus é tardio em irar-se, talvez, essa seja a parte que falou mais alto comigo, e que acabou originando esse texto. Tem gente que se perde por tanta bobagem! Imagine, se todos os motoristas que levam uma “fechada no trânsito”, fossem tardios em irar-se, wow que beleza seria o tráfego né? Como tudo seria mais harmonioso, mais leve!

Ser gentil não é ser fraco, muito menos ser bobo! Ser educado, dar chances, não significa que você está perdendo… tudo depende da sua ótica para as circunstâncias. Imagine agora, se Deus agisse com você, da mesma maneira que você age quando se desentende com alguém, de quando se decepciona, imagine!

Conte até dez, respire fundo. Tente compreender qual é “a raiz” daquela pessoa, qual tipo de sofrimento ela está passando, qual é a sua carga nos ombros… tudo passa, não seja você a pessoa que vai proferir palavras amargas que serão difíceis de serem engolidas depois.

Ser tardio em irar-se, é imitar uma característica de Deus. E, sabe, não há nada melhor do que entregar tudo nas mãos do Pai! Não há melhor defensor que Ele, isso eu garanto!

Ser diferente vale a pena, creia nisso. Também vale a pena saber escolher suas batalhas, vale a pena lembrar que é dando que se recebe, que é mais saudável manter-se flexível nos relacionamentos, que a palavra branda desvia o furor, e que nem todos os casos são grandes casos, nem tudo precisa ser levado tão a sério, tão “a ferro e fogo”. Faça como a canção de FrozenLet It Go. Seja mais como Deus, lembre-se das vezes em que você foi tratado com amor ❤ releve, retarde a vontade de revidar, de ficar abatido, retarde a criação de feridas na alma, não se precipite.

E, se mesmo assim, você escolher se irar, irai-vos e não pequeis! O sol se foi? Não deixe que isso passe para o outro dia! Não vá dormir brigado. Não leve essa indignação consigo. Perdoe, e se perdoe também! Essas atitudes, geram relacionamentos mais felizes em todas as esferas, geram milagres!

Faz sentido isso que eu disse gente? Faz né? Vamos refletir nesse versículo? O que mais vocês conseguem extrair dele? O quão profundo é, para você, essa natureza benigna? O que atos como esse, poderiam interferir no nosso cotidiano? Fale sobre isso, escreva, pratique. Me conte o que achou, compartilhe com os amigos… só de saber que ao menos, uma pessoa leu, eu fico feliz! Quer acrescentar, criticar, opinar, sinta-se livre para comentar. 

Beijos da Senhorita Deise!

Volte sempre

margarida desenho-Transp

Anúncios

2 respostas para ‘Benignidade

  1. A menina dos olhos de Deus

    Que lindaaa! Amei seu post. Estava querendo escrever algo exatamente sobre isso! Esses dias o que mais pude passar são essas situações. E Deus sempre na minha cabeça e falando comigo de alguma forma; não pague o mal com mal. Fazer mal a alguém que te fez mal ou retribuir com a mesma moeda mostra que você guarda dentro de si o mesmo que aquela pessoa. Saber ser ponderada é saber que você não precisa carregar o mesmo peso que aquela pessoa! Seja leve. Seja quem Deus te chamou pra ser. Nem tudo leve pra casa ou para o coração. Seja benigno, seja como Deus:) – Você nunca vai perder por ser assim!!

    Curtir

    • senhoritadeise

      Isso mesmo Yas ❤
      Esse era exatamente o alvo da mensagem! Se fizermos o mesmo mal, seremos maus, teremos dentro de nós, os males que agravam, que machucam outras pessoas.

      Obrigada por esse comentário 🙂 por compartilhar seu pensamento, por dividir esse texto com quem você ama! Obrigada por dar a sua ótica, sua versão para essa temática tão importante!

      Um grande beijo! ❤ Mal posso esperar para te ver de novo por aqui 😉

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s