Música: Bobcaygeon – The Tragically Hip

blog-senhorita-deise-bobcaygeon-the-hip
Foto divulgação. Banda ficou ativa até junho/2018, após 14 álbuns de estúdio e uma carreira bem sucedida com mais de 30 anos em atividade.

“Bobcaygeon” é o nome da canção que eu simplesmente tinha que conhecer. Daquelas que eu não poderia seguir o meu rumo sem ter cruzado com ela. O ano é 1998, a banda canadense The Tragically Hip está em seu 6º álbum de estúdio, Phantom Power, #1 no país e com status de platina tripla.

Essa canção foi lançada no ano seguinte, 1999, como 4º single e até os dias de hoje é considerada como “como uma das canções de assinatura mais duradouras e amadas da banda”.

A música tem o nome de uma pequena cidade em Ontário (Canadá), a alguns quilômetros da capital Toronto. O personagem principal da música é um policial, que por ter essa profissão, se encontra em momentos estressantes, situações perigosas, e às vezes pensa em desistir.

Porém, passar momentos em Bobcaygeon, ao lado da pessoa que ama, restaura seu espírito, o faz admirar as estrelas, contrastando com toda poluição, correria, céu monótono e caos urbano.

“… as constelações se revelarem uma estrela de cada vez.”

Uma curiosidade sobre a escolha da cidade “Bobcaygeon” para a música, foi o fato de que esse era o único nome que o vocalista conseguia encontrar para rimar com a palavra constellation que significa em português “constelação”.

Me encantou a temática da música estar tão ligada ao espaço, a natureza, principalmente às estrelas. Mas a canção não aborda apenas isso! Ela também tem uma vertente, um fundo político que critica os racistas, anti-semitas, e tumultos, que ocorriam com frequência naquela época no país, trecho que pode ser visto encenado no clipe.

Enfim, Bobcaygeon é uma canção ganhadora do Juno Awards, extremamente amada por todos os fãs da banda que ficou mais de 30 anos ativa na indústria musical. The Hip foi extremamente amada e conhecida em seu país, influência de muitos grupos e cantores, exercendo um grande impacto cultural até na própria cidade que serviu de inspiração.

Infelizmente em dezembro de 2015, o vocalista Gordon Downie, foi diagnosticado com câncer terminal no cérebro e nos deixou em 2017. Porém, antes de partir, em 2016 ele tornou pública sua batalha, decidiu lançar um último álbum e sair em turnê com a banda para se despedir com carinho de todos os fãs. Um evento foi realizado com o nome “Concert Under the Constellations” que contou com o maior número de público na história da cidade que o sediou, com todo lucro de doações destinado a uma organização dedicada à erradicação do câncer (fonte Wikipedia).

Conheci essa música em março de 2020, após assistir a 3ª temporada na Netflix de “Anne With an E”. Para quem não sabe, a série é filmada no Canadá e, os produtores decidiram colocar como abertura “Ahead By A Century” — que também é lindíssima e pertence a The Tragically Hip.

Fui procurar por ela no Spotify, e foi quando tive a ideia de pesquisar mais sobre a história da banda, me deparando com o triste desfecho de Gordon, porém, com a grata surpresa de encontrar “Bobcaygeon” e amá-la como amo hoje.

Achei que valeria a pena compartilhar aqui no blog, espero muito que vocês gostem. Nesses momentos de quarentena, é ela que tem aquecido meu coração, trazendo as mais belas e tocantes lembranças dessa minha mais recente jornada.

Bobcaygeon

I left your house this morning
‘Bout a quarter after nine
Coulda been the Willie Nelson
Coulda been the wine

When I left your house this morning
It was a little after nine
It was in Bobcaygeon, I saw the constellations
Reveal themselves, one star at time

Drove back to town this morning
With working on my mind
I thought of maybe quittin’
Thought of leavin’ it behind

Went back to bed this morning
And as I’m pullin’ down the blind
Yeah, the sky was dull and hypothetical
And fallin’ one cloud at a time

That night in Toronto
With its checkerboard floors
Riding on horseback
And keeping order restored
‘Til The Men They Couldn’t Hang
Stepped to the mic and sang
And their voices rang with that Aryan twang

I got to your house this morning
Just a little after nine
In the middle of that riot
Couldn’t get you off my mind

So, I’m at your house this morning
Just a little after nine
‘Cause, it was in Bobcaygeon
Where I saw the constellations reveal themselves
One star at time

 

margarida desenho-Transp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s